Polêmicas Mensagens Subliminares
20:46
Colocado com jeitinho por Banguelo
Propaganda eleitoral de Bush
Em setembro de 2000, no decorrer da
campanha presidencial norte-americana, o candidato republicano à eleição,
George Bush, em um filme de televisão veiculou críticas ao programa do
candidato democrata Al Gore.
Ao criticar o sistema de reembolso de
remédios, a equipe de publicitários de Bush (chefiada por Alex Castellano, que
anteriormente já tinha empregado subliminares para o candidato Bob Dole em
outra eleição presidencial) inseriu, em um “frame” (uma divisão de tempo de
varredura da tela da televisão equivalente a uma parte entre trinta divisões de
um segundo, 1/30 de segundo) a palavra “RATS” (ratos) sobreposta à frase
“bureaucrats decide”.
Alex Castellano declarou ao jornal NEW YORK
TIMES que a insersão em um frame foi “acidental”.
O filme foi veiculado 4.400 vezes em
cobertura nacional antes de ser denunciado e cancelado, e teve um custo
aproximado de US$2,5 milhões, muito caro para ser deixado ao acaso e ter este
tipo de “Acidente” tão polêmico em uma campanha presidencial na qual até bonés
de eleitores contendo logotipos de times de basebol são digitalizados e
apagados para evitar antipatias.
Tal expediente de Signagem Subliminar foi
empregado objetivando recuperar a queda de Bush nas pesquisas, à época,
empatado com Gore.
Segundo Osmar Freitas, correspondente em
Nova York, na revista "ISTO É", n.1616 de 20 de setembro de 2000,
página 118: “Caracterizava-se, assim, um dos mais clamorosos exemplos de
propaganda subliminar jamais descobertos”.
Este fato foi amplamente noticiado e
documentado em rádio e televisão brasileira, incluindo matérias em jornais
conceituados como "O ESTADO DE SÃO PAULO" (“Bush é acusado de usar
propaganda subliminar” 13 de setembro de 2000, A15) e "FOLHA DE SÃO PAULO"
(“Bush é acusado de propaganda subliminar” 13/9/2000), ambas matérias
distribuídas pela renomada e fidedigna agência de notícias Reuters, a mesma que
estranhamente foi também a ÚNICA a divulgar o evento Pokémon.
Biomidiologia
do Pokémon
Pokemón foi o desenho animado nipônico que
em 1997 piscou taquicoscópicamente 10.8 vezes por segundo frames das cores
Vermelho-Branco-Azul, deflagrando epidemia que internou 728 telespectadores em
Tóquio.Em decorrência deste evento de mídia foram descobertas as novas doenças
“Epilepsia Televisiva” e “Epilepsia Sensitiva Cromática”.Além da questão de
Saúde Pública, Pokemón manipulou o inconsciente de ambos os sexos empregando
estímulos subliminares sado-masoquistas com comprovada compulsão de consumo e
decorrente fenômeno de Marketing Internacional.
Fato documentado :
Terça-Feira, 16 de
dezembro de 1997, 18 horas e trinta minutos, Japão; começa a transmissão do
desenho animado da série “Pokemón”, o episódio intitula-se “Computer Warrior
Porigon” ( Den no Usenshi Porigon) e é transmitido em rede por uma cadeia de 37
emissoras.
Cerca de vinte minutos após o término do
episódio tem início o evento histórico cujas repercussões ecoarão através dos
anos seguintes, um evento de tamanha magnitude que pode apenas ser comparado à
transmissão radiofônica “Guerra dos Mundos”de Orson Wells em New York, pelo
impacto social multitudinário (em 30 de outubro de 1938, véspera do “Dia das
Bruxas” e em um contexto-midiosfera de II Guerra Mundial) a rádio CBS e suas
afiliadas de costa a costa transmitem o programa “Guerra dos Mundos” de Orson
Welles, baseado no livro do inglês H.G. Wells, com formato de radiojornalismo
narrando uma invasão marciana em New Jersey; o programa desencadeou pânico e
1,2 milhão de ouvintes aterrorizados congestionaram as linhas telefônicas e as
estradas fugindo de New York paralisando 3 cidades, registrado em manchete do
jornal “Daily News” de 1 de novembro) e à "Experiência Subliminar
Vicarista" em New Jersey (quando as primeiras mensagens empregando
tecnologia subliminar foram veiculadas por um taquicoscópio em um cinema
durante a projeção do filme “Férias de amor” {Picnic} com a atriz Kin Novak,
1956, aumentando em 60% as vendas do refrigerante Coca-Cola, um projeto do
gerente de Marketing e publicitário Jim Vicary aplicando o aparelho projetor
taquicoscópio (empregado em pesquisas psiquiátricas) a um universo de
consumidores, com o objetivo de influenciar o processo decisório de compra
subliminarmente (taquicoscópio também é empregado tecnicamente como o termo
sinônimo de subliminar).
Em matéria veiculada 24/12/97 na Internet,
intitulada “Desenho Epilético”a “IstoÉ” entrevista a neurologista do Hospital
das Clínicas de São Paulo, Elza Márcia Yacubian. A médica informa que a
literatura médica registrou somente 17 casos de epilepsia fotossensível no
período desde 1981 a 1997, uma frequência de cerca de um caso por ano antes das
centenas de casos registrados em uma única noite do evento Pokemón.
Os desenhistas de animação japoneses
conhecem muito bem estas técnicas: “Shigueki” é a palavra para a inserção de um
forte estímulo visual, e “Paka-Paka” é a gíria específica para estas luzes
coloridas piscando alternadamente, inseridas com o objetivo de criar tensão
emocional extrema.
O “Paka-Paka” pode ser definido com maior
exatidão como um “Pisca-Pisca”, um efeito “Flicker”, luzes de cores diferentes
piscando em alta velocidade, estroboscópica ou até mesmo taquicoscópica,
enquadrando-se na Fórmula das Signagens Subliminares, ou seja, o quociente
entre o dividendo quantidade de informação emitida e o divisor tempo-espaço de
exposição ao sinal (cf. Propaganda Subliminar Multimídia, 3. edição, p.30.).
Não há falta de informação a este respeito,
pois o “site” da Internet “Expresso” de 20/12/97 apresenta o artigo “Boneco
gera Epilepsia” que explica ter Pikachu projetado exatamente 54 imagens em 5
segundos.
Aplicando-se a minha fórmula da
subliminariedade, o dividendo 54 imagens (quantidade de informação) e o divisor
5 segundos ( tempo de exposição ao sinal), obtém-se o quociente de 10,8 imagens
por segundo.
No “site” da Internet da Universidade do
Texas (utexas.edu) encontra-se a entrevista com Kikuo Asai, pesquisador do
“Media Development Center “ de Tóquio, que afirma :
“É bem sabido que a televisão tem um
tremendo impacto nos seres humanos, e nos séculos que virão vai tornar-se maior
e maior. Mas em muitos aspectos este mecanismo não tem sido completamente
entendido.Talvez o caso Pokemón vá ajudar a torná-lo mais claro.”.
Deste quadro foi desenvolvida a
BIOMIDIOLOGIA; a Biomidiologia propõe-se a ser um campo de pesquisa recortando
os efeitos colaterais diretos ou indiretos da Mídia em formas de vida (Livro :
ECOLOGIA E BIOMIDIOMOLOGIA, ISBN 85-85795-59.Editora Plêiade, 2002).
Em 1994 a “Independent Television
Commission” regula os comerciais de TV na Inglaterra, limitando os “Flickers”
ou “Pisca-Pisca” (Paka-Paka) ao ritmo máximo de 3 por segundo. Ora, em dezembro
de 1997, Pikachu piscou o quociente taquicoscópico de 10,8 vezes por segundo,
excedendo em mais de 3 vezes a margem que os pesquisadores ingleses
regulamentaram como máxima, atingindo níveis de reação fisiológica subliminar.
Hoshika explica que as cores empregadas no
“Pisca-Pisca” (Paka-Paka) de Pikachu eram intensos “flashes” das cores
“Vermelho e Azul “ , as quais são polos opostos do final do espectro de luz,
forçando o nervo óptico e o cérebro e com maior probabilidade de produzir uma
reação (CF papers sobre Pokemón na bibliografia).
Durante 5 segundos, Pikachu piscou (Na
freqüência de 10,8 vezes por segundo) as 54 luzes intensas das cores :
Vermelha, Branca e Azul , intermitentemente em “looping” repetindo a sequência
cromática.
Na obra “Homem, Comunicação e Cor”, 3.
edição, página 131 e seguintes (in Calazans , Propaganda subliminar Multimídia
p.67), Irene Tiski-Franckowiak cita Harold Wohlfarth, presidente da “Academia
Alemã de Ciência da Cor” , também Fotobiólogo da Universidade de Alberta,
Canadá, as partículas de energia eletromagnética que compõe a luz afetam os
neurotransmissores do cérebro, os compostos químicos que transmitem as
mensagens de neurônio a neurônio; a luz, ao atingir a retina estimula a síntese
da melatonina produzida pela glândula Pineal, que provoca a síntese da
serotonina, neurotransmissor do sistema nervoso central que inibe ou ativa a
ação dos complexos de neurônios do hipotálamo.
No olho humano as cores são percebidas
pelas células chamadas “Cones”, presentes na Fóvea, no centro da retina , esta
rede de cones é de alta convergência nos corpos geniculados do Complexo
Límbico, onde fazem conexão com neurônios talâmicos e com as glândulas
pituitária e pineal, ocasionando resposta emocional , ou seja, ativando o
sistema nervoso simpático e parassimpático.
Entretanto, sabe-se que as cores são
comprimentos de ondas da luz, mensuráveis pela unidade física “nanômetros” da
Física Óptica, sendo que na ordem que Pikachu piscou, pode-se calcular:
1) Vermelho-610 a 760 nanômetros, ondas
longas, de grande intensidade, tempo fisiológico de percepção = 0,02 de
segundo; acelera o batimento cardíaco, eleva a pressão sanguínea, provoca
tensão e agressividade.
2) Branco-sobreposição de todos os
comprimentos de onda, sobrecarrega o nervo óptico e o córtex visual primário e
secundário (na parte posterior do crânio, acima da vértebra Atlas, sob o osso
occipital) saturando e cansando em curto intervalo de tempo e provocando
ofuscamento e fadiga-stress.
3) Azul-450 a 500 nanômetros, ondas curtas
de intensidade fraca, tempo fisiológico de percepção = 0,06 de segundo;
equilibra o ritmo cardíaco, reduz a pressão sistólica, relaxa e acalma.
Deste quadro, percebe-se que toda uma área
de conhecimento sofre re-avaliação graças ao evento japonês , o potencial das
telecomunicações e das redes telemáticas tem após Pokemom novos parâmetros de
análise, e agora experimentos com efeitos neurofisiológicos e biofísicos não
são mais temas fantasiosos de ficção científica, validando o paradigma da
BIOMIDIOLOGIA
Ainda em julho, a revista eletrônica MUNDI
(http://mundi.zaz.com.br/ciencia) de 24 de julho de 1999 publica artigo meu
sobre Pokemon, e a seguir a jornalista Leila Cunha entrevista-me e publica
matéria sobre Pokemon também na Internet, no CADÊ: http://aqui.cade.com.br/ em
19 de novembro de 1999, segundo a qual :
-“Em estudo publicado este ano nos Anais de
Neurologia, o dr. Shozo Tobimatsu, do Departamento de Neurologia Clínica da
Universidade de Kyushu, em Fukukoa, Japão, confirmou a hipótese levantada por
Calazans dois anos antes: os ataques foram provocados em crianças que nunca
tinham tido ataques epiléticos”.
A pesquisa citada foi publicada no “Annals
of Neurology vol 45 n.6 june 1999” realizada sob patrocínio do Governo Japonês,
e prova documentando com EEG (Eletro-Encéfalo-Grama) de 4 pacientes vítimas do
evento original que um efeito pisca-pisca luminoso de branco, preto e cinza não
obtém efeito fisiológico tão violento quanto o que emprega aquelas cores; neste
“paper” foi registrada oficialmente, frente à comunidade científica
internacional, mais uma nova doença, batizada pela equipe como “Epilepsia
Sensitiva Cromática”, outra contribuição à área da saúde desencadeada por
Pokemon (registrado e documentado em diversos papers em Simpósios e Congressos
Científicos internacionais e publicado em revistas de alta pesquisa científica,
ver bibliografia).
Deste modo, teorias sobre mensagem
subliminar remontam historicamente aos filósofos gregos, e há mais de um
registro histórico de efeitos fisiológicos de sinais subliminares
(taquicoscópio é o termo técnico do ritmo de pisca de um frame dos sinais
subliminares), comprovando indubitavelmente que sinais editados-emitidos em
ritmo taquicoscópico (subliminar) produzem efeitos fisiológicos e/ou
comportamentais nos consumidores-telespectadores-eleitores-cidadãos.
Disney
Outro caso com muito destaque na mídia foi
a inserção de dois fotogramas com fotos de uma mulher com os seios nus no
desenho animado da Disney “Bernardo e Bianca”, conforme a Folha de São Paulo de
15 de janeiro de 1999, “Pela primeira vez na história da companhia, a Disney
admitiu ter encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação”.
A cena acontece aos 28 minutos do filme e é
imperceptível sem que se pare no quadro a quadro , em um “frame” (uma divisão
de tempo de varredura da tela da televisão equivalente a uma parte entre trinta
divisões de um segundo, 1/30 de segundo).
Dois sites da internet iniciaram a
polêmica, um deles foi
http://www.entertainium.com/francais/video/rescuers2.html, graças a eles, a
Disney foi obrigada a recolher 3,4 milhões de fitas em locadoras de vídeo nos
USA.
Outro caso famoso envolvendo o estúdio é o
filme "O Rei Leão" (1994). Na cena em que Simba cai sobre as flores
que estão em cima de uma pedra levanta-se uma poeira e aparece no céu a palavra
sex (sexo, em inglês).
Fantasia: no filme Fantasia de 1940, Mickey aparece com um chapéu de feiticeiro com pentagramas e meia-lua, antigos símbolos usados em feitiçaria. O filme termina como uma espécie de ritual satânico, com o demônio capturando e engolindo várias almas em noite de Halloween.
Cinderela: em uma cena, Cinderela afirma que seu gato Lúcifer tem um lado bom. Na cena em que Cinderela coloca seu gato para fora de casa sua sombra se mistura à dele, formando uma caveira.
Pesquisando um pouco mais, você encontrará bastante coisa sobre os estúdios Disney.
Engenheiros do Hawaii
Uma das mais famosas mensagens subliminares encontradas no
meio musical faz referência à música “Ilusão de ótica”, dos Engenheiros do
Hawaii. Na canção tocada ao contrário ouve-se a frase: “Por que você está
ouvindo isto ao contrário, o que você está procurando, hein?”.
Coca Cola
A empresa de bebidas Coca-Cola aparece em grande destaque nas
buscas sobre o tema. Curiosos sobre o assunto acreditam que o logo da marca
traz a frase “Alô Diabo”, quando o rótulo é visto invertido. Mas fica a
pergunta: por que os fabricantes da bebida colocariam a mensagem em português,
sendo que a marca é americana?
Até o nome da boneca tem uma explicação dita "satânica": Hello (Olá - no idioma inglês), e Kitty (demônio - em japonês). Para os céticos essa versão não é válida porque a origem da palavra é inglesa, que significa gatinha, significando "Olá Gatinha!".
The
Beatles
I - Morte de Paul McCartney
Uma das mensagens subliminares mais
conhecidas é a que faz referência à morte de Paul Mcartney. A mensagem
subliminar estaria escondida em detalhes na capa do disco "Abbey Road -
1969: O Funeral". A tese conhecida como “Paul is Dead” diz que McCartney
morreu em um acidente de trânsito e, para ocultar a morte, a gravadora convocou
um sósia para a capa do disco. Inconformado, John Lennon teria espalhado uma
série de mensagens subliminares.
Seriam elas: os 4 beatles enfileirados
simbolizam a procissão de um funeral. John Lennon -- de branco -- seria o
padre; Ringo Starr -- de preto -- o agente funerário; Paul McCartney é o morto
e George Harrisson – com jeans surrado -- seria o coveiro. O carro na rua
parece vir em direção a Paul. Porém, os ingleses dirigem na mão esquerda e
presume-se que o carro já tenha atingido Mcartney e seguido em frente. O carro
de polícia – entre John e Ringo – parece atender a uma ocorrência. Mcartney
está descalço e segundo as tradições inglesas é comum ser enterrado sem
sapato. Além disso, o beatle é canhoto,
mas segura um cigarro com a mão direita.
II - LSD
Mais uma lenda envolvendo o quarteto está
relacionada com uma música bem conhecida. Acredita-se que a canção “Lucy in the
Sky with Diamonds” faz referência ao uso do LSD – droga muito usada nos anos
60. Já a música “ Sem Lenço Sem Documento”, de Caetano Veloso, seria uma
resposta a banda com a mensagem Sem LSD.
III - Sgt. Pepper's
Outras mensagens subliminares também
estariam escondidas na capa do disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club
Band" – 1967. A capa representaria um funeral por trazer imagens de
pessoas mortas. A figura de Aliester Crowley, conhecido como “A Besta” --
satanista do século 20 – aparece na capa. As flores amarelas representariam um
contrabaixo para canhoto, que seria de Paul Mcartney. No nome da banda estaria
acrescido a letra O no final, que formaria a frase “Be at Leso” (Está em Leso),
nome do local onde Mcartney estaria enterrado.
Xuxa
Há rumores de que a Xuxa fez pacto com
demônio há muitos anos, mas a história ficou famosa com o depoimento do
ex-bruxo mais famoso do Brasil, o Chico, a uma igreja evangélica. Em seguida
ganhou força com pregações de um pastor brasileiro e ganhou bases após as
conversões de alguns ex-paquitos.
No testemunho, o ex bruxo afirmou que
foi ele quem fez os pactos e atestou veementemente que a apresentadora infantil
adorava ao diabo e não poderia pronunciar o nome de Jesus, daí o motivo de ela
sempre repetir "o cara lá de cima". Ele ainda disse que outro
"termo" do pacto incluiria que ela nunca poderia se casar, nem ter
envolvimento amoroso com homens.
Esse seria o motivo de ela ter feito
inseminação artificial quando engravidou de sua filha Sasha. Também é dito que
algumas músicas da apresentadora possuem mensagens subliminares satânicas.
No Youtube você encontrará vários
vídeos sobre supostas mensagens subliminares em suas músicas.
Roberto Carlos - Guerra de Meninos
Veja também algumas imagens:
SANTO CRISTO!
Fontes: sobrenatural e como tudo funciona
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
Curiosidades,
Mistérios,
Notícias
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 de setembro de 2011 às 22:09
se ta é loco consegui ler nem 1/3 do post hauahuahau
10 de setembro de 2011 às 08:03
parabens pelo blog...muito bom
11 de setembro de 2011 às 23:49
ah vá, a do engenheiros é proposital, é mta idiotice coloca-la aqui, seria melhor pegar uma musica da xuxa, a do engenheiros é tão na cara, q na parte em q a musica toca normal não da pra entender nada somento tocando ao contrario, mensagem subliminar na musica, ela tem q fazer sentido tanto rodando normalmente quanto rodando ao contrario FAIL BEM GRANDE DE VCS
12 de setembro de 2011 às 08:28
Meu caro, proposital ou não, não deixa de ser subliminar e polêmica. Acho que precisa saber mais sobre o assunto, porém fico grato por seu comentário, pois, por causa dele, pretendo encorpar mais o post.
12 de setembro de 2011 às 20:50
Pô, mas o Paul McCartney não morreu... Quem morreu foi John Lennon e George Harrison. õ.O
30 de novembro de 2012 às 22:17
eu descobrir uma mensagen subliminar no dinheiro a tragedia dos predios foi no dia 11/09 e 11+09=20 que e o valor da nota de dinheiro.
10 de setembro de 2016 às 02:44
jianbin0910
michael kors outlet store
michael kors wallet
coach outlet online
tiffany jewellery
nike outlet
michael kors wholesale
ralph lauren uk
cheap uggs
dior sunglasses
michael kors outlet
michael kors outlet
ferragamo shoes
christian louboutin uk
prada sunglasses
mulberry handbags sale
michael kors clearance
ray ban sunglasses
mont blanc pens
true religion outlet
nike roshe run
air max 90
michael kors handbags clearance
ugg boots
michael kors outlet
michael kors factory outlet
coach outlet
ferragamo shoes
puma shoes
salomon shoes sale
michael kors outlet store
canada goose outlet
swarovski outlet
celine outlet online
29 de outubro de 2016 às 05:32
Good write-up. I definitely love this site. Keep it up!
http://www.prokr.net/2016/09/spraying-companies-16.html
http://www.prokr.net/2016/09/spraying-companies-15.html
http://www.prokr.net/2016/09/spraying-companies-14.html
http://www.prokr.net/2016/09/spraying-companies-13.html
7 de julho de 2018 às 15:09
Taruhan Online ayambangkok Ayam S128
8 de julho de 2018 às 03:37
Mau Banyak Bonus?, Yuk Gabung Disini >> laga ayam bangkok
8 de julho de 2018 às 04:12
sabungayam taji toraja
3 de janeiro de 2019 às 16:54
mau yang asik ? adu ayam
13 de abril de 2019 às 04:29
louboutin outlet
asics running shoes
hermes belt
nike air max 2019
air max 2018
nike hyperdunk
adidas superstars
michael kors uk
goyard
ralph lauren uk