Nas comunidades instaladas em altitudes elevadas nos Himalaias, a destino de corpos de pessoas mortas pode ser algo complicado. O chão rochoso e congelado dificulta enterros e a cremação seria cara e difícil, principalmente pela ausência de árvores que poderiam servir como combustível.


Ao longo dos séculos, povos da região desenvolveram rituais religiosos que resolvem a questão, com o chamado ‘funeral nos céus’. Os corpos são retalhados e os pedaços são comidos por abutres, evitando a disseminação de doenças.



O ritual em uma comunidade tibetana localizada a 4 mil metros de altitude no Nepal foi filmado por uma equipe da BBC para o programa sobre montanhas da série Human Planet, que foi ao ar nesta quinta-feira na Grã-Bretanha. Ritual sagrado de funeral tem origem anterior ao próprio budismo. A população local vive praticamente isolada do resto do mundo. O documentário mostra os preparativos dos líderes religiosos locais após a morte de Nombe-La, de 70 anos, para o funeral seguindo as tradições budistas. 

Veja as fotos do ritual aqui
(IMAGENS FORTES!)

Matéria achada aqui