A agência “Xinhua” divulgou neste sábado a confirmação da aposentadoria do pivô chinês Yao Ming, do Houston Rockets. De acordo com o informado pela imprensa chinesa, o jogador anunciará sua despedida em uma entrevista coletiva no próximo dia 20.

Ainda segundo a matéria, pessoas ligadas à confederação de basquete da China afirmaram que Ming teria visitado a entidade a fim de comunicar sua decisão.

A idéia de Ming em antecipar o anúncio sobre o destino de sua carreira teria ocorrido devido ao vazamento de notícias dando conta de sua aposentadoria. A assessoria do jogador revelara anteriormente que a decisão do pivô seria anunciada somente em agosto.

Pelos lados da NBA, o posicionamento ainda é de cautela.

- Não recebemos nenhuma informação relativa à aposentadoria de Yao Ming desde ele próprio, e Yao também não veio durante as últimas semanas às sedes sociais que temos em Pequim - assegurou Bo-Ning Yang, diretor de comunicações da NBA China.

Afastado das quadras há duas temporadas (em virtude de seguidas graves lesões), Yao Ming tinha contrato com os Rockets até o último dia 30.