Desastre de Chernobyl
08:43
Colocado com jeitinho por Banguelo
No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu.
Entre outros erros, os funcionários envolvidos no episódio interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Com isso, mesmo operando com uma capacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Em poucos instantes a formação de uma imensa bola de fogo anunciava a explosão do reator rico em Césio-137, elemento químico de grande poder radioativo.
Com o ocorrido, a usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Em termos comparativos, o material radioativo disseminado naquela ocasião era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Por fim, uma nuvem de material radioativo tomava conta da cidade ucraniana de Pripyat.
Ao terem ciência do acontecido, autoridades soviéticas organizaram uma mega operação de limpeza composta por 600 mil trabalhadores. Nesse mesmo tempo, helicópteros eram enviados para o foco central das explosões com cargas de areia e chumbo que deveriam conter o furor das chamas. Além disso, foi necessário que aproximadamente 45.000 pessoas fossem prontamente retiradas do território diretamente afetado.
Para alguns especialistas, a dimensões catastróficas do acidente nuclear de Chernobyl poderiam ser menores caso esse modelo de usina contasse com cúpulas de aço e cimento que protegessem o lugar. Não por acaso, logo após as primeiras ações de reparo, foi construído um “sarcófago” que isolou as ruínas do reator 4. Enquanto isso, uma assustadora quantidade de óbitos e anomalias indicava os efeitos da tragédia nuclear.
Buscando sanar definitivamente o problema da contaminação, uma equipe de projetistas hoje trabalha na construção do Novo Confinamento de Segurança. O projeto consiste no desenvolvimento de uma gigantesca estrutura móvel que isolará definitivamente a usina nuclear de Chernobyl. Dessa forma, a área do solo contaminado será parcialmente isolada e a estrutura do sarcófago descartada.
Apesar de todos estes esforços, estudos científicos revelam que a população atingida pelos altos níveis de radiação sofre uma série de enfermidades. Além disso, os descendentes dos atingidos apresentam uma grande incidência de problemas congênitos e anomalias genéticas. Por meio dessas informações, vários ambientalistas se colocam radicalmente contra a construção de outras usinas nucleares.
vídeo com as consequências causadas pelo desastre - cenas fortes.
fonte: brasil escola
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
Curiosidades,
Notícias
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 de setembro de 2010 às 01:00
Sinceramente não gosto de energia nuclear, e não gosto de ver político vendendo para o povo a receita miraculosa de energia nuclear.........Muito bom post....mas toda vez que vejo materia sobre Chernnobyl fico revoltado.......
18 de setembro de 2010 às 01:13
tudo é baseado na lei de ação e reação... o homem foi mexer com energia nuclear, coisa q nem ele pode controlar caso haja uma tragédia dessas... e somos nós mesmos q sofremos as consequencias...
neste caso eu voto nas energias limpas!
ótima matéria!
bjss
18 de setembro de 2010 às 14:14
A energia nuclear é mais limpa e segura que as nossas hidrelétricas. Fato. Se realizarmos um estudo estatístico veremos que o rompimento de barragens já matou muito mais pessoas e é muito mais frequente que os acidentes com usinas nucleares. A grande questão é que os estragos em caso de acidentes como o de Chernobyl tem um impacto praticamente permanente no local. Porém, se levarmos em conta o risco de acidentes e a totalidade dos impactos ambientais, a energia nuclear se prova mais limpa que as hidrelétricas
OBS: sou engenheiro e trabalho exatamente com projeto de usinas hidrelétricas...
18 de setembro de 2010 às 16:30
Sra Marquesa, a energia Nuclear é a mais limpa que existe.
18 de setembro de 2010 às 17:40
OK, já que a energia nuclear é tão limpa assim, então podemos enterrar o lixo, que sobra do reator, no seu quintal? Se é tão limpa porque os EUA, investem cada vez mais em energia solar e fazendas de energia eólica ao invés de fazerem mais usinas nucleares? Só seria porcausa do custo? Acho que tudo é uma faca de dois lados.
18 de setembro de 2010 às 19:06
Os soviéticos não começaram a mega-operação de limpeza logo após terem ciência do ocorrido, pelo contrário. Eles tentaram abafar o caso ao máximo, e de maneira hedionda.
Para se ter idéia a cidade ao lado do reator, Pripyat, não foi evacuada e o governo ainda obrigou os seus habitantes a saírem nas ruas para se fazer propaganda. Milhares de pessoas, entre mulheres e crianças foram expostas a fumaça negra que caia com a chuva.
Quando a Finlândia começou a fazer pressão internacional, ao captar a radiação vindo da região, foi que os soviéticos assumiram o ocorrido.
A operação de limpeza também foi desastrosa. Em plena guerra do Afeganistão, teve-se que trazer de volta todos os pilotos de helicópteros (porque era a única forma de se aproximar do local) e quase todos tiveram que se aposentar pelas doenças da radiação. Dos 600 mil que lutavam por cerca de 4 minutos no local, apenas 100 mil ainda vivem e todos estão doentes. Atualmente os russos apenas esperam morrerem.
50 bilhões de dólares foram gastos com a reparação do evento, e depois deste episódio, a URSS começou o inevitável processo de desintegração como país.
A usina funcinou ainda até o ano 2000.
19 de setembro de 2010 às 00:14
E AE SR. ENGENHEIRO "wowparabrs" O QUE ME DIZ DO POST GEISSON...JA IMAGINOU UM ENTE QUERIDO MORRENDO AOS POUCOS DEVIDO À "ENERGIA LIMPA". PREFIRO VER UMA PESSOA SENDO LEVADO POR UMA ENCHETE DO QUE O VIDEO ACIMA...DESCULPEM A FORÇA DE EXPRESSAO