Primeiramente quero dizer que o post é bem grande, porém tentei deixá-lo bem encorpado. Outra coisa é que não afirmo que tudo é real, pois isso vai de pessoa à pessoa. Acredite no que quiser.


Propaganda eleitoral de Bush

Em setembro de 2000, no decorrer da campanha presidencial norte-americana, o candidato republicano à eleição, George Bush, em um filme de televisão veiculou críticas ao programa do candidato democrata Al Gore.


Ao criticar o sistema de reembolso de remédios, a equipe de publicitários de Bush (chefiada por Alex Castellano, que anteriormente já tinha empregado subliminares para o candidato Bob Dole em outra eleição presidencial) inseriu, em um “frame” (uma divisão de tempo de varredura da tela da televisão equivalente a uma parte entre trinta divisões de um segundo, 1/30 de segundo) a palavra “RATS” (ratos) sobreposta à frase “bureaucrats decide”.

Alex Castellano declarou ao jornal NEW YORK TIMES que a insersão em um frame foi “acidental”.

O filme foi veiculado 4.400 vezes em cobertura nacional antes de ser denunciado e cancelado, e teve um custo aproximado de US$2,5 milhões, muito caro para ser deixado ao acaso e ter este tipo de “Acidente” tão polêmico em uma campanha presidencial na qual até bonés de eleitores contendo logotipos de times de basebol são digitalizados e apagados para evitar antipatias.

Tal expediente de Signagem Subliminar foi empregado objetivando recuperar a queda de Bush nas pesquisas, à época, empatado com Gore.

Segundo Osmar Freitas, correspondente em Nova York, na revista "ISTO É", n.1616 de 20 de setembro de 2000, página 118: “Caracterizava-se, assim, um dos mais clamorosos exemplos de propaganda subliminar jamais descobertos”.

Este fato foi amplamente noticiado e documentado em rádio e televisão brasileira, incluindo matérias em jornais conceituados como "O ESTADO DE SÃO PAULO" (“Bush é acusado de usar propaganda subliminar” 13 de setembro de 2000, A15) e "FOLHA DE SÃO PAULO" (“Bush é acusado de propaganda subliminar” 13/9/2000), ambas matérias distribuídas pela renomada e fidedigna agência de notícias Reuters, a mesma que estranhamente foi também a ÚNICA a divulgar o evento Pokémon.

Biomidiologia do Pokémon

Pokemón foi o desenho animado nipônico que em 1997 piscou taquicoscópicamente 10.8 vezes por segundo frames das cores Vermelho-Branco-Azul, deflagrando epidemia que internou 728 telespectadores em Tóquio.Em decorrência deste evento de mídia foram descobertas as novas doenças “Epilepsia Televisiva” e “Epilepsia Sensitiva Cromática”.Além da questão de Saúde Pública, Pokemón manipulou o inconsciente de ambos os sexos empregando estímulos subliminares sado-masoquistas com comprovada compulsão de consumo e decorrente fenômeno de Marketing Internacional.

Fato documentado : 

Terça-Feira, 16 de dezembro de 1997, 18 horas e trinta minutos, Japão; começa a transmissão do desenho animado da série “Pokemón”, o episódio intitula-se “Computer Warrior Porigon” ( Den no Usenshi Porigon) e é transmitido em rede por uma cadeia de 37 emissoras.

Cerca de vinte minutos após o término do episódio tem início o evento histórico cujas repercussões ecoarão através dos anos seguintes, um evento de tamanha magnitude que pode apenas ser comparado à transmissão radiofônica “Guerra dos Mundos”de Orson Wells em New York, pelo impacto social multitudinário (em 30 de outubro de 1938, véspera do “Dia das Bruxas” e em um contexto-midiosfera de II Guerra Mundial) a rádio CBS e suas afiliadas de costa a costa transmitem o programa “Guerra dos Mundos” de Orson Welles, baseado no livro do inglês H.G. Wells, com formato de radiojornalismo narrando uma invasão marciana em New Jersey; o programa desencadeou pânico e 1,2 milhão de ouvintes aterrorizados congestionaram as linhas telefônicas e as estradas fugindo de New York paralisando 3 cidades, registrado em manchete do jornal “Daily News” de 1 de novembro) e à "Experiência Subliminar Vicarista" em New Jersey (quando as primeiras mensagens empregando tecnologia subliminar foram veiculadas por um taquicoscópio em um cinema durante a projeção do filme “Férias de amor” {Picnic} com a atriz Kin Novak, 1956, aumentando em 60% as vendas do refrigerante Coca-Cola, um projeto do gerente de Marketing e publicitário Jim Vicary aplicando o aparelho projetor taquicoscópio (empregado em pesquisas psiquiátricas) a um universo de consumidores, com o objetivo de influenciar o processo decisório de compra subliminarmente (taquicoscópio também é empregado tecnicamente como o termo sinônimo de subliminar).

Em matéria veiculada 24/12/97 na Internet, intitulada “Desenho Epilético”a “IstoÉ” entrevista a neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Elza Márcia Yacubian. A médica informa que a literatura médica registrou somente 17 casos de epilepsia fotossensível no período desde 1981 a 1997, uma frequência de cerca de um caso por ano antes das centenas de casos registrados em uma única noite do evento Pokemón.

Os desenhistas de animação japoneses conhecem muito bem estas técnicas: “Shigueki” é a palavra para a inserção de um forte estímulo visual, e “Paka-Paka” é a gíria específica para estas luzes coloridas piscando alternadamente, inseridas com o objetivo de criar tensão emocional extrema.

O “Paka-Paka” pode ser definido com maior exatidão como um “Pisca-Pisca”, um efeito “Flicker”, luzes de cores diferentes piscando em alta velocidade, estroboscópica ou até mesmo taquicoscópica, enquadrando-se na Fórmula das Signagens Subliminares, ou seja, o quociente entre o dividendo quantidade de informação emitida e o divisor tempo-espaço de exposição ao sinal (cf. Propaganda Subliminar Multimídia, 3. edição, p.30.).

Não há falta de informação a este respeito, pois o “site” da Internet “Expresso” de 20/12/97 apresenta o artigo “Boneco gera Epilepsia” que explica ter Pikachu projetado exatamente 54 imagens em 5 segundos.

Aplicando-se a minha fórmula da subliminariedade, o dividendo 54 imagens (quantidade de informação) e o divisor 5 segundos ( tempo de exposição ao sinal), obtém-se o quociente de 10,8 imagens por segundo.

No “site” da Internet da Universidade do Texas (utexas.edu) encontra-se a entrevista com Kikuo Asai, pesquisador do “Media Development Center “ de Tóquio, que afirma :
“É bem sabido que a televisão tem um tremendo impacto nos seres humanos, e nos séculos que virão vai tornar-se maior e maior. Mas em muitos aspectos este mecanismo não tem sido completamente entendido.Talvez o caso Pokemón vá ajudar a torná-lo mais claro.”.

Deste quadro foi desenvolvida a BIOMIDIOLOGIA; a Biomidiologia propõe-se a ser um campo de pesquisa recortando os efeitos colaterais diretos ou indiretos da Mídia em formas de vida (Livro : ECOLOGIA E BIOMIDIOMOLOGIA, ISBN 85-85795-59.Editora Plêiade, 2002).

Em 1994 a “Independent Television Commission” regula os comerciais de TV na Inglaterra, limitando os “Flickers” ou “Pisca-Pisca” (Paka-Paka) ao ritmo máximo de 3 por segundo. Ora, em dezembro de 1997, Pikachu piscou o quociente taquicoscópico de 10,8 vezes por segundo, excedendo em mais de 3 vezes a margem que os pesquisadores ingleses regulamentaram como máxima, atingindo níveis de reação fisiológica subliminar.

Hoshika explica que as cores empregadas no “Pisca-Pisca” (Paka-Paka) de Pikachu eram intensos “flashes” das cores “Vermelho e Azul “ , as quais são polos opostos do final do espectro de luz, forçando o nervo óptico e o cérebro e com maior probabilidade de produzir uma reação (CF papers sobre Pokemón na bibliografia).

Durante 5 segundos, Pikachu piscou (Na freqüência de 10,8 vezes por segundo) as 54 luzes intensas das cores : Vermelha, Branca e Azul , intermitentemente em “looping” repetindo a sequência cromática.

Na obra “Homem, Comunicação e Cor”, 3. edição, página 131 e seguintes (in Calazans , Propaganda subliminar Multimídia p.67), Irene Tiski-Franckowiak cita Harold Wohlfarth, presidente da “Academia Alemã de Ciência da Cor” , também Fotobiólogo da Universidade de Alberta, Canadá, as partículas de energia eletromagnética que compõe a luz afetam os neurotransmissores do cérebro, os compostos químicos que transmitem as mensagens de neurônio a neurônio; a luz, ao atingir a retina estimula a síntese da melatonina produzida pela glândula Pineal, que provoca a síntese da serotonina, neurotransmissor do sistema nervoso central que inibe ou ativa a ação dos complexos de neurônios do hipotálamo.

No olho humano as cores são percebidas pelas células chamadas “Cones”, presentes na Fóvea, no centro da retina , esta rede de cones é de alta convergência nos corpos geniculados do Complexo Límbico, onde fazem conexão com neurônios talâmicos e com as glândulas pituitária e pineal, ocasionando resposta emocional , ou seja, ativando o sistema nervoso simpático e parassimpático.

Entretanto, sabe-se que as cores são comprimentos de ondas da luz, mensuráveis pela unidade física “nanômetros” da Física Óptica, sendo que na ordem que Pikachu piscou, pode-se calcular:

1) Vermelho-610 a 760 nanômetros, ondas longas, de grande intensidade, tempo fisiológico de percepção = 0,02 de segundo; acelera o batimento cardíaco, eleva a pressão sanguínea, provoca tensão e agressividade.

2) Branco-sobreposição de todos os comprimentos de onda, sobrecarrega o nervo óptico e o córtex visual primário e secundário (na parte posterior do crânio, acima da vértebra Atlas, sob o osso occipital) saturando e cansando em curto intervalo de tempo e provocando ofuscamento e fadiga-stress.

3) Azul-450 a 500 nanômetros, ondas curtas de intensidade fraca, tempo fisiológico de percepção = 0,06 de segundo; equilibra o ritmo cardíaco, reduz a pressão sistólica, relaxa e acalma.

Deste quadro, percebe-se que toda uma área de conhecimento sofre re-avaliação graças ao evento japonês , o potencial das telecomunicações e das redes telemáticas tem após Pokemom novos parâmetros de análise, e agora experimentos com efeitos neurofisiológicos e biofísicos não são mais temas fantasiosos de ficção científica, validando o paradigma da BIOMIDIOLOGIA

Ainda em julho, a revista eletrônica MUNDI (http://mundi.zaz.com.br/ciencia) de 24 de julho de 1999 publica artigo meu sobre Pokemon, e a seguir a jornalista Leila Cunha entrevista-me e publica matéria sobre Pokemon também na Internet, no CADÊ: http://aqui.cade.com.br/ em 19 de novembro de 1999, segundo a qual :

-“Em estudo publicado este ano nos Anais de Neurologia, o dr. Shozo Tobimatsu, do Departamento de Neurologia Clínica da Universidade de Kyushu, em Fukukoa, Japão, confirmou a hipótese levantada por Calazans dois anos antes: os ataques foram provocados em crianças que nunca tinham tido ataques epiléticos”.

A pesquisa citada foi publicada no “Annals of Neurology vol 45 n.6 june 1999” realizada sob patrocínio do Governo Japonês, e prova documentando com EEG (Eletro-Encéfalo-Grama) de 4 pacientes vítimas do evento original que um efeito pisca-pisca luminoso de branco, preto e cinza não obtém efeito fisiológico tão violento quanto o que emprega aquelas cores; neste “paper” foi registrada oficialmente, frente à comunidade científica internacional, mais uma nova doença, batizada pela equipe como “Epilepsia Sensitiva Cromática”, outra contribuição à área da saúde desencadeada por Pokemon (registrado e documentado em diversos papers em Simpósios e Congressos Científicos internacionais e publicado em revistas de alta pesquisa científica, ver bibliografia).

Deste modo, teorias sobre mensagem subliminar remontam historicamente aos filósofos gregos, e há mais de um registro histórico de efeitos fisiológicos de sinais subliminares (taquicoscópio é o termo técnico do ritmo de pisca de um frame dos sinais subliminares), comprovando indubitavelmente que sinais editados-emitidos em ritmo taquicoscópico (subliminar) produzem efeitos fisiológicos e/ou comportamentais nos consumidores-telespectadores-eleitores-cidadãos.

Disney

Outro caso com muito destaque na mídia foi a inserção de dois fotogramas com fotos de uma mulher com os seios nus no desenho animado da Disney “Bernardo e Bianca”, conforme a Folha de São Paulo de 15 de janeiro de 1999, “Pela primeira vez na história da companhia, a Disney admitiu ter encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação”.

A cena acontece aos 28 minutos do filme e é imperceptível sem que se pare no quadro a quadro , em um “frame” (uma divisão de tempo de varredura da tela da televisão equivalente a uma parte entre trinta divisões de um segundo, 1/30 de segundo).


Dois sites da internet iniciaram a polêmica, um deles foi http://www.entertainium.com/francais/video/rescuers2.html, graças a eles, a Disney foi obrigada a recolher 3,4 milhões de fitas em locadoras de vídeo nos USA.

Outro caso famoso envolvendo o estúdio é o filme "O Rei Leão" (1994). Na cena em que Simba cai sobre as flores que estão em cima de uma pedra levanta-se uma poeira e aparece no céu a palavra sex (sexo, em inglês).


Fantasia: no filme Fantasia de 1940, Mickey aparece com um chapéu de feiticeiro com pentagramas e meia-lua, antigos símbolos usados em feitiçaria. O filme termina como uma espécie de ritual satânico, com o demônio capturando e engolindo várias almas em noite de Halloween.


Cinderela: em uma cena, Cinderela afirma que seu gato Lúcifer tem um lado bom. Na cena em que Cinderela coloca seu gato para fora de casa sua sombra se mistura à dele, formando uma caveira.


Pesquisando um pouco  mais, você encontrará bastante coisa sobre os estúdios Disney.

Engenheiros do Hawaii

Uma das mais famosas mensagens subliminares encontradas no meio musical faz referência à música “Ilusão de ótica”, dos Engenheiros do Hawaii. Na canção tocada ao contrário ouve-se a frase: “Por que você está ouvindo isto ao contrário, o que você está procurando, hein?”. 



Coca Cola


A empresa de bebidas Coca-Cola aparece em grande destaque nas buscas sobre o tema. Curiosos sobre o assunto acreditam que o logo da marca traz a frase “Alô Diabo”, quando o rótulo é visto invertido. Mas fica a pergunta: por que os fabricantes da bebida colocariam a mensagem em português, sendo que a marca é americana?

Hello Kitty Satânica

A lenda de que a gatinha não tem boca surgiu porque a filha da criadora da boneca teve câncer bucal aos 14 anos e ela invocou o diabo, prometendo que se curasse a sua filha ela consagraria uma boneca a ele. Outro motivo seria porque a Hello Kitty não queima. A explicação científica para essa afirmação é que as empresas, preocupadas com a segurança das crianças, usam produtos que visam a não-propagação do fogo.




Até o nome da boneca tem uma explicação dita "satânica": Hello (Olá - no idioma inglês), e Kitty (demônio - em japonês). Para os céticos essa versão não é válida porque a origem  da palavra é inglesa, que significa gatinha, significando "Olá Gatinha!".

The Beatles

I - Morte de Paul McCartney

Uma das mensagens subliminares mais conhecidas é a que faz referência à morte de Paul Mcartney. A mensagem subliminar estaria escondida em detalhes na capa do disco "Abbey Road - 1969: O Funeral". A tese conhecida como “Paul is Dead” diz que McCartney morreu em um acidente de trânsito e, para ocultar a morte, a gravadora convocou um sósia para a capa do disco. Inconformado, John Lennon teria espalhado uma série de mensagens subliminares.


Seriam elas: os 4 beatles enfileirados simbolizam a procissão de um funeral. John Lennon -- de branco -- seria o padre; Ringo Starr -- de preto -- o agente funerário; Paul McCartney é o morto e George Harrisson – com jeans surrado -- seria o coveiro. O carro na rua parece vir em direção a Paul. Porém, os ingleses dirigem na mão esquerda e presume-se que o carro já tenha atingido Mcartney e seguido em frente. O carro de polícia – entre John e Ringo – parece atender a uma ocorrência. Mcartney está descalço e segundo as tradições inglesas é comum ser enterrado sem sapato.  Além disso, o beatle é canhoto, mas segura um cigarro com a mão direita.

II - LSD

Mais uma lenda envolvendo o quarteto está relacionada com uma música bem conhecida. Acredita-se que a canção “Lucy in the Sky with Diamonds” faz referência ao uso do LSD – droga muito usada nos anos 60. Já a música “ Sem Lenço Sem Documento”, de Caetano Veloso, seria uma resposta a banda com a mensagem Sem LSD.

III - Sgt. Pepper's

Outras mensagens subliminares também estariam escondidas na capa do disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" – 1967. A capa representaria um funeral por trazer imagens de pessoas mortas. A figura de Aliester Crowley, conhecido como “A Besta” -- satanista do século 20 – aparece na capa. As flores amarelas representariam um contrabaixo para canhoto, que seria de Paul Mcartney. No nome da banda estaria acrescido a letra O no final, que formaria a frase “Be at Leso” (Está em Leso), nome do local onde Mcartney estaria enterrado. 

Xuxa

Há rumores de que a Xuxa fez pacto com demônio há muitos anos, mas a história ficou famosa com o depoimento do ex-bruxo mais famoso do Brasil, o Chico, a uma igreja evangélica. Em seguida ganhou força com pregações de um pastor brasileiro e ganhou bases após as conversões de alguns ex-paquitos.

No testemunho, o ex bruxo afirmou que foi ele quem fez os pactos e atestou veementemente que a apresentadora infantil adorava ao diabo e não poderia pronunciar o nome de Jesus, daí o motivo de ela sempre repetir "o cara lá de cima". Ele ainda disse que outro "termo" do pacto incluiria que ela nunca poderia se casar, nem ter envolvimento amoroso com homens.

Esse seria o motivo de ela ter feito inseminação artificial quando engravidou de sua filha Sasha. Também é dito que algumas músicas da apresentadora possuem mensagens subliminares satânicas.

No Youtube você encontrará vários vídeos sobre supostas mensagens subliminares em suas músicas.

Roberto Carlos - Guerra de Meninos

Veja também algumas imagens:









SANTO CRISTO!