O satélite alemão ROSAT já está bem pertinho de cair na Terra e, embora ainda não se saiba a hora e o local exatos de sua queda, uma coisa é certa: o impacto deve ocorrer entre este sábado (22) e domingo (23).


Segundo a agência espacial alemã (DLR), as chances de alguém em algum lugar na Terra ser atingido pelo satélite é de 1 em 2.000 – mais do que o satélite da NASA, que era de 1 em 3.200. Com 10 metros de comprimento,  4,5 metros de diâmetro e 2,5 toneladas, o ROSAT é menor que o UARS, satélite de 6,5 toneladas que caiu na Terra em setembro. Mas deverá ter mais peças capazes de sobreviver à entrada na atmosfera terrestre sem se queimar: cerca de 30, segundo a DLR. Isso dá uma massa de 1,6 tonelada que deve atingir a superfície terrestre a uma velocidade de 450 km/h.  Mas não precisa entrar em pânico: segundo a NASA, até hoje não houve nenhum registro de pessoas atingidas por esse tipo de objeto.

A queda de dois satélites desse porte em um só semestre é pouco comum: episódios assim ocorrem, em média, apenas uma vez por ano. Já restos pequenos de foguetes e satélites entram na atmosfera uma vez por semana.

O ROSAT foi lançado em 1990 para analisar os lugares do universo que produzem raios X, o que geralmente indica a existência de buracos negros e estrelas de nêutrons. Ele teve que ser desativado oito anos depois por causa de uma falha em seu sistema.