A estréia mundial de O Cavaleiro das trevas, trouxe à tona questões relacionadas à morte do ator Heath Ledger, que encarnou o maléfico Coringa. Em 22 de janeiro, o ator australiano de 28 anos foi encontrado morto no apartamento onde morava em Manhattan, após o término das filmagens do novo filme do Batman. A polícia informou que o ator estava nu em sua cama e havia comprimidos para dormir ao lado do corpo. A causa da morte foi overdose acidental.

Em uma entrevista em novembro para o The New York Times, Heath Ledger declarou-se "estressado demais". Disse que tinha dificuldades para dormir enquanto interpretava o Coringa que chamou de "psicopata e esquizofrênico".

“Na última semana eu provavelmente dormi uma média de 2 horas por noite" - disse ao jornal - "Eu não consigo parar de pensar. Meu corpo já está exausto e a minha cabeça continua trabalhando". Segundo o NYT, ele disse que tomava duas Ambien (remédio para dormir) que só faziam efeito por uma hora cada uma.


Jack Nicholson, que interpretou o Coringa no filme "Batman, the movie", teve uma reação intrigante ao saber da morte do jovem ator. "Eu o avisei”, foram suas palavras referindo-se a uma conversa com Ledger, na qual o veterano advertiu sobre a complexidade do papel e de toda carga emocional envolvida na personalidade do principal inimigo do Batman.
Após interpretar o vilão Coringa no filme de 1989, Nicholson precisou fazer terapia. Tal qual astronautas quando retornam de suas viagens, o ator teve problemas psicológicos por conta de sua experiência como o arqui-rival do Batman.
Supõe-se que o boca-a-boca sobre o Coringa e os rumores sobre a relação do personagem com a morte de Ledger tenham contribuído para o interesse do público em assistir a película nos cinemas. Contudo, claro, isto é uma hipótese. Há de se considerar a campanha publicitária e os esforços de marketing envolvidos na divulgação do filme. Todavia, o fato é que em poucos dias de exibição, o 'Cavaleiro das trevas' já é um sucesso de bilheteria.
Acontecimentos estranhos que ocorreram com pessoas que participaram das filmagens:
OUTUBRO 2007:
um técnico de efeitos especiais morreu durante testes para a filmagem;
JANEIRO/2008:
Heath Ledger, elogiadíssimo pelo Coringa, tomou uma overdose de remédios para dormir, e não acordou mais;
JULHO/2008:
O próprio Batman, Christian Bale, passou uma noite no xadrez depois de agredir a mãe e a irmã;
AGOSTO/2008:
Morgan Freeman, o Lucius Fox, quase morre depois de capotar com o carro.


- Tenso, né não?