Construída em 1934, a prisão federal de Alcatraz, apelidada de A Rocha, abrigou os mais perigosos criminosos americanos do seu tempo. Cravada na ilha de mesmo nome, na Califórnia, Estados Unidos, foi construída para que ninguém conseguisse fugir. Mas, em 11 de junho de 1962, os ladrões de bancos Frank Morris e John e Clarence Anglin burlaram o sistema de segurança. Não se sabe se eles chegaram em terra firme. A polícia desistiu das investigações décadas depois e os declarou mortos. Mas os corpos nunca foram achados.

A prisão de Alcatraz foi fechada em 1963. Seu alto custo de manutenção não a viabilizava: por volta de 10 milhões de dólares mensais, mais que o dobro da média do sistema prisional. A solução foi investir em novas detenções. Em 1973, ela foi aberta para visitação do público, com passeios monitorados.


A Fuga

Só havia oito horas para fugir, entre as contagens das 9h da noite e 5h da manhã

1. Parede apodrecida

Os presos cavaram a parede das celas por sete meses com colheres. Para esconder o buraco, fizeram grades falsas com papel. Na fuga, foi só tirar a grade e passar pelo buraco.

2. Tubo de ventilação

Os buracos nas celas davam acesso aos dutos de ventilação, que levavam ao teto. A barra de proteção havia sido cortada com uma furadeira feita com um ventilador roubado da sala de música.

3. Pela chaminé

O trio chegou ao telhado da prisão sem nenhum susto. Nenhum dos vigilantes armados com fuzis que estavam nas seis torres os viu, as luzes não os focalizaram e eles conseguiram descer de lá pela tubulação de água externa.

4. Pulando a cerca

Eles pularam uma cerca de arame farpado e foram para o mar, com os botes e coletes feitos com capas de chuva. Para despistar os guardas, deixaram cabeças feitas com páginas de revista e com cabelo de verdade em suas camas.

5. Fora de vista

Soprando, os três encheram os botes e entraram nas geladas águas da baía batendo perna. A falta dos presos só foi sentida às 5h da manhã, durante a contagem do dia seguinte.

Os fugitivos nunca mais foram vistos.

vi aqui: aventuras na história