De vez em quando, você abre o site sem o qual não viveria – também conhecido como Google – e se depara com um desenho divertido no lugar do logo da empresa. São os doodles, famosas versões do logotipo do Google que tem diversas funções: aparecem para comemorar feriados e datas importantes, homenagear pessoas e até para protestar. Alguns celebram fatos específicos de um país e, por isso, não são usados na versão brasileira do site. Por isso, a SUPER mostra nesta lista 12 doodles criativos de 2012 que você ainda não viu.


1) Dia Nacional das Crianças na Tailândia


Para comemorar o Dia Nacional das Crianças, o Google da Tailândia criou este doodle que esconde quase totalmente o nome do site de buscas. A ideia é brincar com a data. Por isso, eles resolveram fazer um doodle bem divertido. Dá pra ver aqui onde estão as letras do logo.

2) Protesto contra SOPA e PIPA


O SOPA e o PIPA são dois projetos de lei que estavam em tramitação nos Estados Unidos e que, supostamente, servem para combater a pirataria na rede. O problema é que eles vão bem além disso e podem afetar a rotina do usuários de internet no mundo todo. Por isso, surgiram diversos protestos na web em janeiro e o Google dos Estados Unidos, claro, não ficou de fora.

3) Dia das Meninas no Japão


O Hinamatsuri, ou Dia das Meninas, é uma tradicional festa japonesa comemorada em 3 de março. Neste dia, as famílias montam altares com bonecas para pedir saúde e felicidade para as garotas. O Google do Japão decidiu fazer a sua própria homenagem com este doodle.

4) 80 anos de François Truffauts


Se estivesse vivo, o famoso cineasta francês François Truffaut completaria 80 anos em 2012. Para celebrar a data, o Google de diversos países (Itália, Portugal, Polônia, Alemanha e Japão são alguns exemplos) estiveram com este doodle em suas homes. O logo homenageia o filme Os Incompreendidos, dirigido por Truffaut em 1959 e considerado uma das obras mais importantes da Nouvelle Vague.

5) 125 anos do maior floco de neve registrado


Tá, comemorar o aniversário de 125 anos da descoberta do maior floco de neve do mundo é uma péssima desculpa para fazer um doodle. Mas o logo com o floco gigante substituindo o segundo O ficou bacana, vai! O floco de 38 centímetros de diâmetro apareceu em Fort Keogh, Montana, em 1887.

6) 296 anos de Ito Jakuchu


Ito Jakuchu foi um pintor japonês do período Edo, conhecido por retratar, na maior parte de sua obra, a cultura japonesa. O Google nipônico homenageou o aniversário de 296 anos do nascimento do pintor com este doodle baseado em um de seus quadros mais conhecidos.

7) 122 anos de Quinquela Martín


Benito Quinquela Martín é um popular pintor argentino. Suas obras são conhecidas por mostrar, em sua maioria, a vida cotidiana dos portos do país. Quinquela, que morreu em 1977, completaria 122 anos em 2012. Por isso, o Google argentino prestou suas homenagens com um doodle no estilo dos quadros do pintor.

8) 84 anos de Omar Rayo


Em janeiro deste ano, o Google colombiano comemorou o aniversário do artista plástico Omar Rayo, que morreu em 2010. Em 2012, ele faria 84 anos. Rayo ficou conhecido por trabalhar com elementos geográficos e abstratos, assim como o doodle em sua homenagem.

9) 708 anos de Ibn Battuta


Nascido no Marrocos em 1304, Ibn Battuta foi um dos maiores viajantes de todos os tempos. Durante 30 anos, o explorador muçulmano visitou quase todo o mundo islâmico, percorrendo mais de 121.000 quilômetros. O doodle em homenagem ao explorador apareceu no Google de 14 países, entre eles Tunísia, Arábia Saudita, Líbia, Egito e Marrocos.

10) 227 anos de Alessandro Manzoni


O poeta e novelista italiano Alessandro Manzoni, nascido em 1785, completaria 227 anos em 2012. O Google da Itália saudou a memória do autor de obras importantes do gênero no país, como o romance Os Noivos (1827), com este doodle todo rebuscado.

11) 92 anos de Federico Fellini


Outro doodle italiano, dessa vez para celebrar o aniversário de nascimento de um dos mais importantes cineastas italianos de todos os tempos: Federico Fellini. Nascido em 1920, o ganhador de cinco estatuetas do Oscar completaria 92 anos em 2012.

12) 131 anos de Anna Pavlova


Rússia, Ucrânia e Bielorrússia homenagearam com este doodle os 131 anos que a bailarina Anna Pavlova completaria se estivesse viva. A russa é uma das maiores bailarinas clássicas da história e ficou conhecida quando era a artista principal do Balé Imperial da Rússia.

#Bônus: 155 anos do nascimento de Heinrich Rudolf Hertz


Este doodle, sem dúvida, merecia estar na lista dos mais criativos de 2012. Só não entrou na lista porque foi usado em todas as versões do Google (inclusive a brasileira), então talvez você já tenha visto ele. Se por acaso você não entrou na internet no dia 22 de fevereiro, esta é a oportunidade de ver um dos doodles mais legais já feitos. Ele celebra o aniversário de 155 anos do nascimento de Heinrich Rudolf Hertz, o primeiro a provar a existência das ondas eletromagnéticas. O mais bacana é que ele é um doodle animado, que imita as ondas de Hertz.

Veja mais doodles no site do Google.

fonte: Superinteressante